Informações Apícolas

Abelha Apis Mellifera

É uma abelha social, de origem européia, cujas operárias medem de 12 mm a 13 mm de comprimento e apresentam pêlos do tórax mais escuros.

Introduzida no Brasil em 1839, para suprir apiários na produção de mel e cera. Também é chamada de abelha-alemã, abelha-comum, abelha-da-europa, abelha-de-mel, abelha-doméstica, abelha-do-reino, abelha-escura, abelha-europa, abelha-preta e oropa.

Leia Mais

Apiterapia

Apiterapia caracteriza-se pelo uso dos produtos das abelhas  - mel, própolis, pólen, geleia real e apitoxina (veneno de abelha) - para fins terapêuticos em seres humanos e animais.O estudo dos benefícios da apiterapia para a saúde humana é recente - cerca de 100 anos. Entretanto, há 5.000 anos os chineses já conheciam as propriedades terapêuticas dos produtos das abelhas. Nas culturas egípcia, hebraica, grega, hindu, persa e romana, entre outras, também eram conhecidas as propriedades nutritivas e terapêuticas desses produtos. Em algumas dessas culturas, muitos medicamentos eram preparados com abelhas moídas, e os soldados feridos em batalhas eram tratados com uma espécie de ungüento feito a partir do mel, porque já se sabia da sua propriedade cicatrizante. 

Leia Mais

Atividade Antibacteriana da Própolis Verde "Apiário Silvestre"

A figura abaixo mostra os halos de inibição provocados pelos extratos de própolis alcoólico e glicólico, respectivamente, frente à bactéria Staphylococcus aureus (isolado de lesão de pele humana).

Leia Mais

Microscopia do Mel

Os estudos do pólen presente no mel surgiram no final do século XIX na Europa. Na década de 1970, a melissopalinologia estava bastante adiantada, e o mel produzido em quase todo o continente europeu já era caracterizado geograficamente pela determinação dos grãos de pólen nele presentes.

Leia Mais

Os Grãos de Pólen

Os grãos de pólen são coletados nas flores  pelas abelhas  e levados para o interior da colmeia, onde são utilizados para a alimentação das larvas e na síntese da geleia real.

Leia Mais

Propriedades Terapêuticas do Mel

Atribuem-se ao mel várias propriedades medicinais, além de sua qualidade como alimento. Apesar de o homem fazer uso do mel para fins terapêuticos desde tempos remotos, sua utilização como um alimento único, de características especiais, deveria ser o principal atrativo para o seu consumo.

Leia Mais

Relação das Abelhas com a Natureza

A troca de recompensa dirige as relações entre as plantas e os visitantes florais, em particular as abelhas. As flores, através da oferta de alimentos como néctar e pólen, atraem seus agentes polinizadores e garantem uma polinização eficiente. O pólen e o néctar das flores constituem praticamente a única fonte de alimento das abelhas, desde a fase larval até a adulta.

Leia Mais

Fabricante e Distribuidor de Produtos Apícolas

Interessado em nossos produtos?

Entre em Contato

Responsabilidade Ambiental

O Apiário Silvestre tem como premissa para produção de alimentos o respeito ao meio ambiente.

Distribuidor APIÁRIO SILVESTRE

Entre em contato conosco por telefone, email ou envie agora uma mensagem pelo nosso site comunicando à nossa equipe seu desejo de distribuir os produtos da Apiário Silvestre ou para localizar o distribuidor mais perto de você.

Exportação Países

Entre em Contato

sac@apiariosilvestre.com.br