Própolis

Própolis é uma substância resinosa de coloração marrom esverdeada e odor balsâmico, metabolizada pelas abelhas a partir de secreções vegetais coletadas de caules, troncos, primórdios foliares e sépalas de flores. É constituída de cera e mais de 400 componentes químicos, sendo que os principais compostos isolados da própolis até o momento podem ser organizados em alguns grupos: ácidos e ésteres alifáticos, ácidos e ésteres aromáticos, açúcares, alcoóis, aldeídos, ácidos graxos, aminoácidos, esteróides, cetonas, charconas e di-hidrocharconas, flavonóides (flavonas, flavonóis e flavononas), terpenóides, proteínas, vitaminas B1, B2, B6, C e E, bem como diversos minerais.

A coleta das secreções vegetais para a produção da própolis pelas abelhas é contínua e seletiva, dependendo da necessidade de defesa do enxame contra patologias entomológicas (dos insetos).

A própolis é utilizada naturalmente pelas abelhas para impermeabilizar internamente a colmeia, evitando entradas de ar frio e outros inimigos naturais. Também é utilizada nos favos para proteger as crias de doenças, uma vez que apresenta atividades anti-inflamatória, antifúngica, antibacteriana, cicatrizante e anestésica.

A própolis verde é a resina pura colhida e selecionada em apiários estabelecidos nas regiões serranas do sul do Estado de Minas Gerais. Esta própolis verde é oriunda de planta invasora de culturas conhecida popularmente como Alecrim do Campo, comum em áreas próximas a remanescentes de cerrado do Sudeste brasileiro.

Trabalhos de pesquisa utilizando métodos microscópicos para determinar a origem da própolis obtiveram como resultados fragmentos desse vegetal encontrados nos sedimentos da própolis, iguais aos obtidos em cortes histológicos da própria planta.


Disco secretor encontrado na própolis verde bruta Apiário Silvestre.


Disco secretor encontrado no alecrim-do-campo.

Mundialmente conhecido como "green propolis", este produto apícola genuinamente brasileiro tem alto valor comercial e importante atividade terapêutica, atestada por milhares de estudos acadêmicos ao redor do globo.

Em pesquisas de laboratório verificou-se que a própolis verde possui princípios bactericida, bacteriostático, fungicida e antiviral. Apresenta ação comprovada como cicatrizante, anti-inflamatório, regenerador e mantenedor de tecidos, além de atuar como um poderoso antibiótico natural sem os efeitos colaterais dos medicamentos sintéticos, combatendo eficazmente vários tipos de bactérias patogênicas de difícil tratamento pelos antibióticos e quimioterápicos convencionais, pela crescente resistência que apresentam a estes produtos.

Conhecida desde a antiguidade como o elixir da boa cura, a própolis é um complemento alimentar de ação abrangente nas patologias de fundo bacteriano, fúngico e virótico e em doenças degenerativas, agindo como estimulante dos processos cicatrizantes e aumentando a resistência do organismo.

Contém compostos fenólicos de ação antioxidante altamente eficaz, que neutralizam os radicais livres e auxiliam no combate aos danos nas células e tecidos do corpo causados pelo envelhecimento e por fatores como poluição ambiental, tabagismo, exposição aos raios solares, estresse e má alimentação.

Informações obtidas de:

MENEZES, H. Própolis: uma revisão dos recentes estudos de suas propriedades farmacológicas. Arq. Inst. Biol., São Paulo, v.72, n.3, p.405-411, jul./set., 2005

http://www.cpt.com.br/

Fabricante e Distribuidor de Produtos Apícolas

Interessado em nossos produtos?

Entre em Contato

Responsabilidade Ambiental

O Apiário Silvestre tem como premissa para produção de alimentos o respeito ao meio ambiente.

Distribuidor APIÁRIO SILVESTRE

Entre em contato conosco por telefone, email ou envie agora uma mensagem pelo nosso site comunicando à nossa equipe seu desejo de distribuir os produtos da Apiário Silvestre ou para localizar o distribuidor mais perto de você.

Exportação Países

Entre em Contato

sac@apiariosilvestre.com.br