Pólen

Pólen é o elemento fecundante masculino das espécies vegetais, encontrado nas flores na forma de pequenos grãos, geralmente amarelos, riquíssimos em proteínas naturais. A coloração, no entanto, muda conforme a origem botânica, como o mel e os produtos das abelhas em geral.

O pólen apícola tem aspecto de bolotas coloridas, sendo um aglomerado de inúmeros grãos de pólen que as abelhas coletam das flores e transportam para a colmeia para servir de alimento ao enxame. O pólen é um complexo de substâncias protéicas (metade das quais em forma de aminoácidos livres), aliadas a oligoelementos minerais, lipídeos, água, carboidratos, vitaminas, pigmentos, enzimas e coenzimas.

A composição química do pólen na flor varia fortemente de acordo com a espécie vegetal fornecedora, condições climáticas e tipo de solo. Suas características principais são:

  • Umidade – 30 a 40%
  • Proteínas – 11 a 35%
  • Carboidratos – 20 a 40%
  • Lipídeos – 1 a 20%
  • Minerais – 1 a 7%

Estão presentes as vitaminas do complexo B tiamina (B1), riboflavina (B2), ácido pantotênico (B5), piridoxina (B6), biotina, ácido fólico e cianocobalamina (B12), fundamentais para o bom funcionamento do sistema nervoso central, as vitaminas antioxidantes ácido ascórbico (C), tocoferol (E) e caroteno (pró-vitamina A), que previnem as doenças do envelhecimento, além de meso-inositol, nicotinamida e vitamina D.

Os sais minerais encontrados são cálcio, cloro, magnésio, fósforo, silício, enxofre, ferro e potássio.

As proteínas leucina, valina e histidina presentes no pólen participam da pré-síntese de aminoácidos, substâncias responsáveis por nutrir o núcleo das células. O pólen contém os aminoácidos ácido aspártico, ácido glutâmico, alanina, arginina, cistina, glicina, histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, prolina, serina, treonina, triptofano, tirosina e valina.

O pólen apícola é o único alimento de origem vegetal que garante todos os aminoácidos essenciais à dieta humana. É constituído por 10% a 35% de protídeos (teor protéico semelhante ao da carne bovina), dos quais aproximadamente metade são aminoácidos. Isto significa que 50% das substâncias construtoras contidas no pólen dispensam digestão: o intestino absorve os aminoácidos sem necessidade de processamento, enviando-os diretamente para a corrente sanguínea sem esforço orgânico, sendo excelente para quem precisa de energia rápida.

Sua ingestão contribui com fatores de crescimento na infância e em pós-operatórios, além de ser muito eficaz no caso de anemias, raquitismo, tratamento de prostatite e em estados de estresse, fadiga intelectual e desânimo em geral.

Informações obtidas de:

http://comunidade.ctea.med.br/blog/2010/07/16

Fabricante e Distribuidor de Produtos Apícolas

Interessado em nossos produtos?

Entre em Contato

Responsabilidade Ambiental

O Apiário Silvestre tem como premissa para produção de alimentos o respeito ao meio ambiente.

Distribuidor APIÁRIO SILVESTRE

Entre em contato conosco por telefone, email ou envie agora uma mensagem pelo nosso site comunicando à nossa equipe seu desejo de distribuir os produtos da Apiário Silvestre ou para localizar o distribuidor mais perto de você.

Exportação Países

Entre em Contato

sac@apiariosilvestre.com.br