Geléia Real

Geléia real é uma substância viscosa de consistência cremosa, levemente amarelada, produzida pelas abelhas amas a partir da digestão do pólen para a alimentação inicial dos embriões (durante os três primeiros dias de formação) e para a alimentação exclusiva da rainha durante todo seu ciclo vital. A larva escolhida para ser a nova rainha é alimentada somente com geleia real, tornando-se duas vezes maior que as abelhas operárias e três vezes mais pesada. Devido a sua alimentação especial, a abelha rainha vive de três a cinco anos - enquanto as operárias vivem somente seis ou sete semanas - e põe diariamente cerca de 2.000 ovos, o que equivale a duas vezes o seu peso.

Este superalimento contém notáveis quantidades de proteínas, lipídeos, carboidratos, vitaminas, hormônios, enzimas, substâncias minerais e fatores vitais específicos que lhe conferem importante papel nos processos de regeneração das células.

O uso de geléia real em apiterapia e cosmética é muito diverso. Constitui um importante ingrediente de muitos produtos cosméticos. Considera-se que a ação benéfica que esta exerce sobre a pele se deve às vitaminas que contém, sobretudo ao ácido pantotênico.

A sua absorção dérmica estimula o metabolismo celular, diminui a secura e os edemas, ativa a circulação periférica e aumenta a renovação do oxigênio celular; normaliza o funcionamento das glândulas sudoríparas e sebáceas e ativa a formação e conservação do colágeno.

Estudos científicos mostraram que a geléia real regulariza o metabolismo, exerce uma ação diurética, aumenta a resistência do organismo às infecções, enriquece a composição sanguínea, regulariza o funcionamento das glândulas endócrinas e auxilia no tratamento de casos de arterioesclerose e insuficiência coronária.

Atribuem-se à ingestão de geléia real alguns efeitos como a eliminação do cansaço físico e mental, normalização do apetite, ativação das funções cerebrais, fortalecimento da energia vital, melhoria da visão, aumento da resistência a infecções virais e rejuvenescimento da pele.

Testes laboratoriais indicam que a geléia real reduz os níveis plasmáticos de colesterol e triglicérides, tem ação anti-inflamatória e também de inibição no crescimento de tumores.

Na alimentação humana, tem sido usada como tônico energético para retardar os efeitos da idade, amenizar sofrimentos por doenças crônicas degenerativas, em ataques epilépticos, hepatites, cirroses, artrites, diabetes, reumatismo e distúrbios da menopausa.

A composição da geléia real é complexa, contendo várias proteínas, aminoácidos, ácidos orgânicos, esteróides, fenóis, açúcares e minerais. Os principais elementos são:

Água: 60%.

Minerais: substâncias importantes na regeneração das células. Os minerais encontrados são: enxofre, magnésio, ferro, zinco, cobre, arsênico, lítio, cobalto, manganês, níquel, cromo, fósforo, nitrogênio, silício, potássio.

Proteínas: 12% a 18% - agem no organismo regenerando as células do sangue, músculos, ossos, pele e cabelos. A ausência ou deficiência das proteínas no corpo prejudica o desenvolvimento físico e mental, provocando estado de fraqueza generalizado.

Aminoácidos: importantes na formação das proteínas, estão presentes na geléia real: alanima, serina, histidina, prolina, ácido aspártico, leucina, lisina, treonina, metionina, valina, isoleucina, arginina, fenilalanina, cistina, ácido glutâmico, triptifano, tirosina e glicina.

Acido 10-hidroxi-2-decenóico (10-HDA): principal componente da fração lipídica, responsável pelas atividades antibióticas da geleia real, com efeito contra os microorganismos: Escherichia coli, Salmonella, Proteus, Bacillus subtilis e Staphylococcus aureus. Apresenta também ação antitumoral.

Vitaminas: B1 (riboflavina), B2, B3, B5 (ácido pantotênico), B6 (piridoxina), B8 (biotina), B9 (ácido fólico), B12, inositol, colina, além de menores quantidades das vitaminas A, C, D e E(tocoferol).

Informações obtidas de:

http://www.artigonal.com/saude-artigos

http://naturlink.sapo.pt/Natureza-e-Ambiente/Agricultura-e-Floresta/content/Geleia-real-Alimento-de-Rainhas?bl=1&;viewall=true

Fabricante e Distribuidor de Produtos Apícolas

Interessado em nossos produtos?

Entre em Contato

Responsabilidade Ambiental

O Apiário Silvestre tem como premissa para produção de alimentos o respeito ao meio ambiente.

Distribuidor APIÁRIO SILVESTRE

Entre em contato conosco por telefone, email ou envie agora uma mensagem pelo nosso site comunicando à nossa equipe seu desejo de distribuir os produtos da Apiário Silvestre ou para localizar o distribuidor mais perto de você.

Exportação Países

Entre em Contato

sac@apiariosilvestre.com.br